Planejar

Planejar o trabalho envolve cobrir as seguintes etapas importantes de qualquer serviço a ser realizado. Não se realiza qualquer serviço sem que haja o efetivo planejamento. Tendo planejado deve buscar a execução de cada etapa para alcançar o resultado.

Planejar e executar o diagnóstico da situação atual

Esta é a primeira etapa do ato de planejar e depois a execução de qualquer serviço que vamos realizar. Trata se do momento de compreender se o que foi conversado previamente e assinado em contrato, traduz de fato a realidade do que será feito.

É o momento de entender a situação e ver como será realizado. Procura documentar a realidade do negócio no momento para identificar pontos de melhorias que precisam ser implementadas.

Planejar e executar o desenho da Solução

Tendo realizado o diagnóstico, deve planejar o desenho da solução. Neste momento, depois de compreender a realidade atual, procura documentar e detalhar o que será realizado, isto é, como os processos irão funcionar ou como o sistema deve trabalhar para que os objetivos que foram traçados sejam alcançados.

Esta etapa é o que na engenharia chama de projeto. É gerado um documento que diz o que e como será feito. Tanto para o serviço a ser realizado, como para o sistema a ser desenvolvido.

Planejar e executar a construção e homologação

Tendo realizado o desenho da solução, precisa agora planejar e realizar a construção e homologação. Esta é a etapa de preparação para colocar em produção, tanto um novo sistema, programa ou mesmo um processo, uma nova área, uma nova forma de trabalhar. Tudo que foi desenhado (projetado) será construído para que se possa viabilizar a solução.

Nesta etapa se conduz a homologação (validação do que foi feito), isto é, se o processo é operacional e não apresenta restrição ou problema, se o sistema está funcionando conforme desenhado e resolvendo os problemas que estavam previstos solucionar.

Planejar e executar o treinamento e Piloto

Nesta etapa para realizar, precisa planejar como será o treinamento e o piloto. Tendo realizado o planejamento, então, após ter sido conduzida a homologação é realizado o treinamento das partes envolvidas e um piloto (quando possível) é realizado para assegurar que todo o processo está sendo realizado conforme o previsto e de maneira alinhada.

Planejar e executar a Implantação da solução

Quando entra nesta etapa toda a organização é afetada. O processo/sistema é replicado para toda organização, treinamento de todas as equipes e avaliado a efetividade da solução dada, como ajustes necessários e assim o ciclo de melhoria possa ser realizado e uma nova fase será planejada.

Gerenciamento da implantação

Esta atividade ocorre durante todas as etapas para implantação de um novo processo, para realizar o take over sobre um determinado processo ou etapa de um processo ou para a implantação de uma solução.

São gerados indicadores de acompanhamento e evolução dos trabalhos. Depois da implantação ou entrega de uma solução são gerados indicadores de acompanhamento quando fizer parte do serviço.