Aplicativos de negócio – Evoluindo o negócio

Não podemos assegurar o desenvolvimento de funcionalidades para que o negócio evolua e permita maiores benefícios se não houver um processo alinhado para controlar o que será e como foi realizado, bem como termos as pessoas capacitadas.

Temos os processos alinhados, pessoas capacitadas, configurações realizadas adequadamente, funcionalidades com problemas mapeadas, reportadas e a solução sendo acompanhada através de reuniões realizadas metodicamente, rotina para testes de novas funcionalidades e reciclagem sendo realizadas a cada nova versão, agora temos que assegurar que novas necessidades possam ser implementadas.

O ciclo de controle e desenvolvimento deve ser o mesmo, independente de ser interno ou através de fornecedor. Para assegurar que as prioridades de negócio sejam atendidas, que as estratégias serão atingidas, precisamos criar um comitê para discussão e alinhamento das prioridades.

O importante é selecionar um grupo de funcionalidade que traga mais benefícios para o negócio. Por isso, a cada uma deverá ser identificado os benefícios quantitativos e financeiros, bem como a que objetivos de negócio está atendendo, as estratégias que serão alcançadas. Depois de selecionar o grupo de funcionalidade que trará maiores retornos, deverá ser elaborado um cronograma para detalhamento, para então proceder a alinhamento com a área de desenvolvimento dos aplicativos.

Depois de alinhado e assegurado que orçamento e estabelecido os prazos de desenvolvimento, deve se fazer reuniões de acompanhamento e evolução. Durante esta etapa, nenhuma funcionalidade nova deverá ser agregada ao grupo e se já estiver em desenvolvimento é importante que se conclua para então entrar com uma requisição de mudança (ou que se faça uma avaliação para determinar se interrompe e retira a funcionalidade do ciclo de entrega).

Tendo concluído o desenvolvimento das funcionalidades (lote de desenvolvimento) deverá ser disponibilizado para que se realizem os testes de forma adequada, proceda aos ajustes nos processos e conduza a adequação do material de treinamento e depois assegure a reciclagem das pessoas para o alinhamento entre a necessidade do negócio e as pessoas adequadamente treinadas.

Quando desenvolvemos funcionalidades segundo esta metodologia, obedecendo aos procedimentos, iremos assegurar melhores resultados para o negócio e não inseriremos problemas nos processos.

Temos e precisamos nos certificar de que os sistemas, as pessoas e processos estão adequadamente alinhados e que elas compreendam o quê e como fazer para que o negócio possa alcançar as estratégias definidas para ele.

Fazer diferente é termos a certeza que introduziremos problemas e erros e que o prejuízo para o negócio será muito maior que qualquer benefício que possamos pensar ou desejar.

foto por: Jordan Whitfield on Unsplash