Aplicativos de negócio – Assegurar a capacitação das pessoas

Precisamos assegurar a capacitação das pessoas de maneira integrada (processos e funcionalidade), embora seja mais trabalhoso e oneroso, irá assegurar que iremos transmitir o conhecimento de forma alinhada com a estratégia de negócio.

Em qualquer implantação de uma nova tecnologia, não só de aplicativos, fica a pergunta sobre qual seria a melhor forma de capacitar as pessoas. Sabemos por experiência que o treinamento de forma compartimentalizada não funciona. Treinamos em processos e procedimentos, pela equipe de processo e depois treinamos no uso do aplicativo, pela equipe de sistemas.

Talvez este seja o erro mais comum que cometemos em nossos negócios, isto é, segregarmos para realizarmos as tarefas de capacitação, deixando para o operacional que foi treinado a responsabilidade de integrar conceitos diferentes.

Precisamos rever a forma como temos treinado as pessoas, pois se quisermos que elas estejam comprometidas com o negócio, que façam bem feito o que tem que fazer para que os resultados sejam alcançados, precisamos passar o conhecimento de forma diferente, temos que transmitir o conhecimento dos processos alinhados com o uso dos aplicativos e principalmente, transmitir a importância de fazer correto como determina os procedimentos para assegurar que a estratégia de negócio seja alcançada.

Qual a melhor forma? A forma mais trabalhosa de se preparar uma capacitação. Isto é, fazer de forma integrada a capacitação em processos e uso das funcionalidades do aplicativo alinhadas, acrescentando o impacto de se fazer correto ou incorretamente na estratégia de negócio.

Precisamos aprender a desenvolver treinamento de forma presencial ou a distância que contemple o treinamento integrado. Não podemos pensar que realizar o treinamento a distância é da mesma maneira que fazemos no presencial. Devemos usar abordagem diferente. O ideal para assegurar a transmissão de conhecimento que desejamos e fazermos avaliação é prepararmos o treinamento à distância. Incluindo processos, procedimentos e instrução de uso, que o treinamento no aplicativo. Além destes aspectos devemos incluir avaliações e transmitir a estratégia de negócio que será alcançada quando as tarefas forem realizadas de forma eficiente e corretas.

As ferramentas e recursos de tecnologia que temos disponíveis nos permitem preparar treinamentos para capacitação quando novos, reciclagem e permitir também realizarmos auditoria de processos.

Não podemos fazer a capacitação de qualquer maneira, ensinar as pessoas sobre o negócio pensando em fazer da maneira mais barata, mas, temos e precisamos compreender que quando elas entendem a importância de algo, elas se comprometem a fazer com eficiência e qualidade, mas precisam entender o impacto do que estão fazendo no resto do negócio.